Cirurgia Oral Menor

A Cirurgia Oral Menor é a especialidade odontológica responsável por procedimentos cirúrgicos relacionados a ossos, dentes, gengivas e bochechas. As operações realizadas por dentistas especializados nessa área são relativamente simples e podem ser feitas dentro do próprio consultório, com anestesia local.

Esse tipo de intervenção oferece menos riscos, sendo a recuperação bem rápida e não havendo necessidade de a pessoa se afastar de suas atividades por muito tempo.

Extração do dente Siso

O terceiro molar, popularmente conhecido como siso, é o último dente a nascer por volta dos 18 anos. Por esta razão, muitas vezes ele não consegue erupcionar por falta de espaço, por algum obstáculo mecânico, por alguma patologia, por alguma doenças sistêmica ou por simples simples má posição dos outros dentes. Nesses casos sua remoção é indicada através de uma cirurgia que pode ser realizada em consultório.


Pós Operatório

O pós-operatório depende muito de como a cirurgia foi feita, por isso é importante escolher um dentista bastante habilidoso. Neste caso as dores reduzem bastante e até mesmo a recuperação será mais rápida.


Compressas podem diminuir o inchaço e sangramento

A dica é compressa gelada nas primeiras 48 horas, e quentes nos próximos dias. Quando houver muito sangramento a #dica é pressionar uma gaze diretamente sobre o local da cirurgia, durante cerca de 30 minutos, troque a gaze e repita a operação até a hemorragia estar controlada. Se o sangramento continuar contate o dentista. Podem ocorrer regiões arroxeadas na área da cirurgia. É uma resposta normal que ocorre em algumas pessoas e não é preocupante. Ele desaparece entre 7 e 14 dias.


Alimentação leve e dieta saudável

A alimentação não deve ser negligenciada. Uma dieta leve é recomendada antes e após o procedimento. Nos sete dias que sucedem a cirurgia, a dieta deve ser diferenciada. Iniciando com dieta líquida, e seguindo para uma dieta pastosa, evitando mastigar naquela região. Alimentos quentes podem prejudicar a cicatrização ou causar dor e desconforto. Beba muito líquido. A medida que for melhorando a mastigação alimentos mais consistentes podem voltar a rotina.


Higiene Oral suave

Água morna e sal é uma boa dica. Muito cuidado com a escovação, o local da cirurgia deve ser preservado. Uma boa higiene bucal é importante para a cicatrização de feridas normal. Só utilize antisséptico bucal se o dentista autorizar, o líquido pode ser muito agressivo. Gosto ruim ou odores podem ocorrer. Isto é geralmente secundária a uma falta de limpeza adequada na área.


Medicação

Somente com prescrição do cirurgião dentista. É preciso tomar cada medicamento na dose e horários indicados. Esta etapa é fundamental para uma recuperação perfeita. As dores mais fortes são esperadas para as primeiras horas após a cirurgia, portanto a prescrição deve ser iniciada logo e prosseguir continuamente as instruções. Mulheres Atenção: alguns antibióticos podem interferir com a eficácia de suas pílulas anticoncepcionais. Por favor, verifique com o seu farmacêutico.


Não cuspir, não fazer bochecho nem sucção por canudo

Os hábitos acima promovem pressão negativa na boca podendo deslocar o coágulo que está em formação e gerar hemorragia.


Durma com o travesseiro alto

Sangramentos leves, enquanto o paciente está deitado, são bem comuns.Enquanto a cabeça estiver mais elevada, diminui a circulação e com isso o sangramento.


Faça repouso

As atividades nas primeiras 24 horas devem ser mínimas. Descanse tranquilamente com a cabeça elevada. Dois a três dias de descanso são recomendados. Atividades físicas vigorosas e esportes, bem como a utilização de instrumentos musicais de sopro, não deve ser reiniciado até que as áreas cirúrgicas cicatrizadas.


Não fume ou beba álcool

Quando existe uma ferida aberta na boca, exposta a inflamações e infecções, a recomendação é suspender o uso de cigarro, pelo menos até que os pontos sejam retirados. Isso porque as substâncias tóxicas do cigarro penetram na mucosa da boca e podem interferir na cicatrização, bem como causar uma infecção grave na área. No caso do álcool, a recomendação é suspender a ingestão durante o tempo em que se estiver usando antibióticos ou outras medicações, pois a bebida pode interagir com o remédio e causar efeitos colaterais.


Exposição ao sol pode causar hemorragia

Você já ouviu aquela expressão “o sol é um veneno”? Então, em alguns casos é mesmo, após uma cirurgia, por exemplo, a exposição ao sol pode causar hemorragias. A exposição ao sol causa outros incômodos para quem acabou de passar por um processo cirúrgico, ele provoca o aumento do inchaço, faz sangrar mais, abaixa a pressão arterial e causa desconforto físico. Então, por uma semana após a cirurgia evite o sol e tome cuidado com ambientes muito quentes.


(49) 3199-3732

Ligue e agende seu horário!


Oferecemos aos nossos pacientes os melhores, mais tecnológicos, e mais rápidos tratamentos dentários para garantir saúde, beleza e bem estar ao sorrir.