Ficar com os dentes escurecidos é bem comum. Entre os maiores causadores do escurecimento dos dentes estão a Coca-Cola, o café, o vinho e o cigarro. Porém por vezes o motivo pode ser desgaste natural ou genético da cor do dente. Somente um dentista pode avaliar seu caso e determinar qual o mais adequado. Conheça os tratamentos de clareamento dentário oferecidos pela SAS Odontologia:
Basicamente, existem 3 técnicas para clarear os dentes: Clareamento de Consultório, Clareamento de Moldeira e o Clareamento Associado. Mas as diferenças entre elas precisam ser bem entendidas para evitar problemas aos dentes e gengivas, e conseguir resultados mais efetivos.
Como funciona o clareamento dental?
O clareamento dental é obtido por meio de um gel que libera oxigênio. Este, por sua vez, penetra na intimidade do esmalte e da dentina quebrando as moléculas dos pigmentos causadores do escurecimento dental, liberando assim as manchas. A eficiência do resultado e manutenção do branqueamento dependem das condições individuais e da observação e cumprimento das recomendações do cirurgião-dentista.
Clareamento de Moldeira
Apesar de ser feito em casa esse tipo de clareamento dentário precisa de supervisão profissional. Para começar, uma moldeira de silicone é projetada especialmente para cada paciente. Na SAS Odontologia ela fica pronta em torno de 1h após realizar a moldagem. Ou seja caso o paciente decida iniciar hoje, é só realizar a moldagem e 1h depois está com a moldeira para iniciar o tratamento. Depois, o dentista fornece o gel clareador ideal para que o paciente aplique na moldeira e consiga clarear os dentes de forma segura, em casa. Também torna-se necessário acompanhamento semanal para trocas de gel e acompanhamento de resultado bem como sensibilidades que possam surgir. O tempo do clareamento de moldeira é em média 30 dias.
Clareamento de Consultório
Um gel clareador de alta concentração é aplicado de duas a três vezes na mesma sessão. No clareamento de consultório são realizadas em média 3 aplicações em torno de 1h cada. Sua principal vantagem é a facilidade para o paciente pois não necessita utilizar moldeiras e o resultado final é mais rápido também pois as 3 aplicações podem ser agendadas em um intervalo de 4 dias cada aplicação.
Clareamento Associado
Também pode ser associada as duas técnicas. Faz-se de 1 a 2 aplicações de consultório que serve como gatilho de início para o clareamento mais rápido e após se faz uso da técnica de moldeira por mais ou menos 15 dias para melhorar e manter o resultado.
Dúvidas sobre o Clareamento Dentário
Posso realizar clareamento dentário sozinho?
Não! O clareamento dentário não deve ser feito sem a supervisão de um dentista, pois é ele quem preparará a moldeira personalizada e disponibilizará o gel clareador ao paciente. Onde não for dente natural como prótese ou restaurações em regiões estéticas não terão alteração de cor com o clareamento, podendo tornar-se necessário a troca desses materiais após o clareamento. Essa decisão deve ser tomada em conjunto com o cirurgião dentista.
Qualquer pessoa pode realizar clareamento dentário?
Sim! Mas cáries e doenças bucais precisam ser tratadas antes.
Clareamento dentário enfraquece os dentes?
Não! Vários artigos científicos provam que o clareamento dentário não enfraquece os dentes e nem o esmalte. A maioria das pessoas não apresenta efeito colateral. Porém, alguns pacientes reclamam de maior sensibilidade ao frio ou ao quente, que pode ser resolvida com analgésicos e só acontece durante o uso do gel.
Quanto tempo dura o resultado do clareamento?
A duração do seu clareamento dentário vai depender dos seus hábitos alimentares. Pessoas que não fumam ou não tomam bebidas com corantes, como café, refrigerante ou vinho, podem ter dentes brancos por mais tempo, mas o ideal é fazer um acompanhamento anual para avaliar a necessidade ou não de repetir.