Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça e síndrome da ATM.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporcionando um sorriso mais harmônico.
Aparelho Fixo Convencional
A principal característica de um aparelho convencional é o uso de ligaduras elásticas (borrachinhas). O aparelho convencional é uma estrutura que possibilita a movimentação dos dentes através da aplicação da força. Por meio de um arco que fica fixado aos braquetes (pequenas peças coladas aos dentes), o ortodontista vai promovendo o alinhamento e, assim, corrigindo problemas, tanto estéticos quanto funcionais.
Os braquetes são fixados nos dentes com uma resina composta, ou seja, um material específico que não danifica o esmalte, nem tampouco altera a coloração dos dentes. Os braquetes, por sua vez, servem para sustentar o arco que pode ter mais ou menos força, dependendo do tipo e do calibre.
Com as ligaduras, ou seja, as “borrachinhas”, o arco fica preso aos braquetes e por meio de acessórios como molas e elásticos, ou mesmo dobras nos arcos, o ortodontista vai ajustando toda a estrutura para que os dentes façam as movimentações necessárias.
Aparelho Fixo Autoligado
O aparelho autoligado difere do aparelho convencional por dispensar a utilização das ligaduras elásticas (borrachinhas), pois os próprios braquetes possuem uma estrutura que serve para prender os arcos ortodônticos. Esse sistema permite um menor atrito do fio metálico com a canaleta do braquete, o que permite a aplicação de uma força mais suave e menos incômoda ao paciente. Além disso, a ausência das ligaduras diminui o consideravelmente o acúmulo de bactérias no aparelho, evitando assim cáries, cálculo dentário, mau hálito e outros problemas bucais. Os resultados podem ser mais rápidos e o tratamento menos doloroso do que com o uso dos aparelhos convencionais, pois o tamanho e formato do braquete causa menos desconforto. A forma de trabalhar com aparelho autoligado é diferenciada quando comparada com outros aparelhos. Outra vantagem do aparelho autoligado é que este diminui as visitas ao dentista, gerando mais conforto e tempo para o paciente, uma vez que a manutenção deste aparelho é realizada a cada dois meses.
Aparelho Fixo Estético
O aparelho estético é a solução para as pessoas que necessitam de tratamento ortodôntico e preferem a discrição, permitindo mais liberdade para sorrir. Com a evolução do aparelho ortodôntico estético, o interesse dos adultos ao tratamento tem aumentado diariamente. Por ter maior atrito na hora de movimentar, o tempo de tratamento ortodôntico pode ser maior, ao ser comparado com o aparelho convencional e o autoligado.
Alinhador Ortodôntico Arch Plus Aligner
É o mais sofisticado e completo sistema de alinhamento dos dentes, que utiliza avançada tecnologia 3D - CAD Cam para projetar o seu sorriso.
Como funciona?
Você receberá uma sequência de alinhadores, que deverão ser utilizados e trocados periodicamente. Cada alinhador irá modificar gradativamente os seus dentes até que o objetivo final seja alcançado.
EFICAZ: Tratamento planejado, gradual e contínuo;
CONFORTÁVEL: Fino, agradável de usar e sem o incômodo causado pelo aparelho fixo;
ESTÉTICO: Transparente, discreto e quase invisível;
REMOVÍVEL: Simples de inserir e remover a qualquer instante;
HIGIÊNICO: Facilidade de limpeza devido à sua superfície lisa.
Aparelhos Ortopédicos
Os aparelhos ortopédicos como expansores e disjuntores de maxila, tem a função de induzir ou diminuir o crescimento ósseo. Estes reeorganizam as funções de deglutição, fala, mastigação e respiração. Os aparelhos ortopéďicos são melhores indicados na fase de crescimento, por volta dos 9 aos 12 anos. Por isso é importante que o cirurgião dentista faça o diagnóstico ainda quando a criança possui os dentes decíduos (dentes de leite), para garantir um melhor tratamento.