Próteses Dentárias

Volte a ter confiança para mastigar e dentes com aspectos totalmente naturais.


É a especialidade da odontologia responsável por substituir a ausência parcial ou total dos dentes perdidos, por meio de próteses fixas, próteses removíveis e recentemente pelas modernas próteses sobre implantes, recuperando as funções estéticas, fonéticas e mastigatórias. Podemos dividi-las em Próteses removíveis que podem ser retiradas pelo próprio paciente no momento que desejar e Próteses Fixas que não podem ser removidas pelo paciente.




O que são as próteses dentárias?

São aparelhos protéticos que substituem os dentes naturais perdidos. Para que o sistema mastigatório funcione adequadamente os dentes precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior. A perda de um só dente desequilibra esse sistema de forças, e os dentes movimentam-se migrando para compensar a perda. Espaços são criados, desníveis acontecem e a mastigação e a estética sofrem. Os dentes precisam ser recolocados.

Próteses sobre Implantes

A prótese sobre implantes é a substituição de dentes ausentes utilizando pinos de implantes como sustentação. Trata-se de um procedimento seguro e confiável, desde que executado por um profissional competente que utilize um implante dentário da melhor qualidade e procedência. Após o período de cicatrização indicado ao seu caso, estará pronto para realizar a prótese definitiva sobre implante, veja as possibilidades para cada caso.



Prótese Unitárias

É indicado quando há perda dentária de apenas um dente. É a melhor opção para repor esta perda já que a intervenção é feita somente na região do dente perdido sem afetar os dentes vizinhos. Evita ainda a reabsorção óssea que ocorreria nessa região se o implante não fosse colocado para substituir o dente perdido. Com o implante, os dentes vizinhos permanecem intactos, não ocorre perda óssea e a prótese é presa somente no implante, o que possibilita a utilização do fio dental como em um dente natural. Primeiramente é colocado o implante. Há um processo de cicatrização que dura de 4 a 6 meses, dependendo do lugar que colocou, e depois é inserida a prótese.


Prótese Múltipla

É indicado quando ocorre a ausência de ao menos dois dentes, e então a prótese é unida e múltipla. Evita ainda a reabsorção óssea que ocorreria nessa região se o implante não fosse colocado para substituir o dente perdido, além de evitar a migração dentária e desarmonia oclusal. A limpeza é realizada por escovas e acessórios específicos para que haja uma ótima manutenção dos tecidos peri-implantares.


Prótese Fixa

Este tipo de prótese pode ser unitária ou múltipla, sendo utilizada quando ocorre um processo de cárie muito destrutivo ao dente ocasionando a inutilização da coroa, e até mesmo a ausência de um ou mais dentes. Os materiais utilizados podem ser metalo-cerâmicas ou cerâmicas pura (livre de metal).


Prótese Total Convencional

A prótese total convencional é colocada depois que os dentes remanescentes foram extraídos ou também de maneira provisória após a colocação de implantes dentários. A cicatrização pode demorar vários meses, período que exigirá um reembasamento da prótese que será instalada, de forma a diminuir as cargas que incidirão sobre o tecido. É interessante apresentar ao seu dentista fotos que mostrem como eram seus dentes para que ele tenha um parâmetro na confecção da sua futura prótese.


Prótese Parcial Removível

A prótese parcial removível consiste em uma estrutura metálica que se apóia nos dentes naturais e rebordo (osso e tecido). Algumas vezes, são colocadas coroas sobre alguns dos dentes naturais e que servem como apoios para a prótese. Essas próteses devem estar bem ajustadas em todos os tecidos e não deve causar lesões em sua boca. Próteses parciais removíveis oferecem uma alternativa móvel para as pontes e é possível conseguir boa estética e função com esta modalidade protética.


Prótese Protocolo

É indicada quando ocorre a ausência de todos os dentes de uma arcada. Prótese total implantosuportada e implantoretida, fixada sobre 4 a 8 implantes em média, este tipo de prótese é parafusada, confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura. Pode ser feita em resina ou porcelana.


O que é Prótese do tipo Protocolo?

É uma prótese fixa instalada sobre pinos de implantes de todos os dentes. A principal vantagem é a de devolver a função mastigatória ao paciente. Com o sistema comum de dentadura, o paciente tem em média 20% do poder de mastigação original. Já com o protocolo fixo sobre implantes, esse percentual de poder de mastigação sobe para 85%.


(49) 3199-3732

Ligue e agende seu horário!


Oferecemos aos nossos pacientes os melhores, mais tecnológicos, e mais rápidos tratamentos dentários para garantir saúde, beleza e bem estar ao sorrir.